quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A busca intelectual pode me afastar da espiritualidade?

Pergunta: Estou sempre buscando mais conhecimento. Tenho muito desejo de cada vez aprender mais e me tornar uma pessoa cada vez mais sábia na minha área de estudos. Isto é negativo no sentido de que este pode ser apenas meu ego intelectual, e logo isto me afastaria da espiritualidade?
(Enviado por Eliza, em 23 de setembro de 2010)

Rita: Querida Eliza,

   Se você sente que precisa buscar o conhecimento, você deve buscá-lo. Todas as almas estão caminhando para a iluminação. Porém, a iluminação não pode acontecer enquanto houver algum desejo, seja ele material, físico ou intelectual. Por isso, todas as pessoas que se iluminaram foram ricas em pelo menos algum desses sentidos.

   Enquanto você não sentir que já tem suficiente, o desejo pelo conhecimento estará sempre no seu caminho entre você e a consciência suprema, que é a iluminação.
   A iluminação é a ausência de ego. Aonde não existe ego, existe um alma iluminada. Isto porque a alma iluminada tem consciência de que não precisa buscar nada. Esta alma tem a plena consciência do sentido de unidade da criação.

   Por exemplo, você certamente poderia citar o nome de alguém que seja um grande conhecedor do assunto que você estuda. Agora, a pergunta é: “Quem somo nós para determinar aonde termina você e começa este estudioso?” Ter consciência disto, de que não existe uma divisão, um fim, um limite, é experimentar o sentido de unidade da Existência. O limite foi algo criado pelos sentidos do ser-humano, mas ele não passa de uma ilusão. Sabendo disso, você descobre que não precisa buscar nada, que você tem tudo, porque você já é o todo.

   Porém, esta é uma consciência que está latente dentro de você e você não precisa buscá-la. Por não precisar buscá-la, ela não interessa ao ego. O ego sempre busca aquilo que está longe do seu alcance. O dia em que já não houver nada para ser alcançado, o ego se torna perfeito e a iluminação pode florescer. A iluminação surgirá de dentro, sem que esforço algum tenha que ser feito. Por isso, se a sede pelo conhecimento está presente, você precisa saciá-la, porque esta sede está no caminho entre o que você é agora e o seu estado de perfeição do ego.

   A busca pelo crescimento intelectual pode te afastar de uma certa forma da espiritualidade, porque você pode realizar esta busca apenas através da mente. Até mesmo a busca pelo conhecimento espiritual e religioso pode te afastar completamente da espiritualidade, pois esta busca também pode ser feita apenas através da mente.

   A busca intelectual pode ser realizada perfeitamente apenas através da mente e a mente por si só sempre te leva no sentido oposto ao do espírito. Neste caso, a mente é como água, ela sempre vai para baixo. O rio sempre vai para baixo, em direção ao mar. Ele sempre segue a lei da gravidade enquanto não é controlado.

   O espírito, por sua vez, é como fogo, está sempre indo para cima, como se algo o estivesse puxando. Mesmo que você vire uma vela de cabeça para baixo, a chama irá para cima. A mente, por ser água, é capaz de apagar o espírito. Porém, quando a chama é maior, ela faz evaporar a água, fazendo com que esta também vá para cima. Isto é quando a mente e o espírito estão em união e não há conflito. Ambos sobem em sincronia. Esta é a consciência que você deve buscar: que a mente deve ser controlada durante esta busca, se não, ela sempre te empurrará para baixo e estará sempre pronta para apagar o seu espírito.

   A mente pode ser controlada. A mente é como um músculo que pode ser exercitado. Caso contrário, ela é capaz de te levar aonde ela quiser e você será controlada por ela e, logo, pelo seu ego, pois o ego está na mente. Se o espírito é deixado de lado, a pessoa chega a um ponto, em que ela se torna o seu próprio ego. Ela nada mais é do que um ego andante. Ela já não é mais ela mesma, mas sim o seu próprio ego intelectual. As pessoas que a olham vêem nada mais do que isso.

   Seja material, intelectual ou espíritual. Toda a lógica do indivíduo começa a girar em torno do seu ego. Ela vê o mundo e as pessoas sempre sob a perspectiva deste seu desejo, daquilo que ela considera importante. Então, ele começa a julgar as pessoas e as suas ações dentro deste ego.
   Uma pessoa pode se tornar o seu ego por deixar totalmente de lado o espírito. Ela esquece que ela não é o seu corpo, os seus desejo e as suas emoções. Ela perde a consciência de que isto é apenas uma fração muito pequena do que a compõe. A maior parte dela é o seu espírito, e esta parte é esquecida.

   Quando isto acontece, ela irá respeitar apenas aqueles que sabem igual o mais do que ela mesma naquele determinado assunto. Ou no caso de uma pessoa com muito ego material ou físico, irá respeitar apenas aqueles que tenham igual ou mais fortuna ou beleza do que ela. Todo o resto das pessoas, se tornam medíocres na sua visão. Isto porque o seu ego criou um filtro diante dos seus olhos através do qual ela julga o mundo e as pessoas. Ela se torna incapaz de reconhecer o valor das pessoas dentro de outra perspectiva.

   E, ainda assim, aquelas pessoas que ela respeita, são apenas respeitadas, não mais do que isso. Este respeito não pode nunca se tornar uma amizade verdadeira, porque então existirá a competição. Ou seja, esta pessoa não terá amizade e amor verdadeiro na vida, porque aqueles que ela respeita, são seus rivais e aqueles que ele não respeita são medíocres, portanto não merecem o seu tempo e a sua atenção.    

   A questão, no entanto, é que você precisa da mente para deixar a própria mente ir embora. Se isto não ocorre naturalmente em você, a mente deve tomar a decisão de deixá-la ir e de ouvir o seu espírito. Isto será necessário na sua busca.

   Os maiores gênios da humanidade estavam em conexão com o espírito, caso contrário, suas obras não poderiam ter sido tão geniais. Veja por exemplo, a Capela Cistina de Michaelangelo. Isto é algo que não pode ter saído apenas da mente. A mente sozinha não é capaz de criar tanta perfeição.

   Todas as vezes que você vê algo genial, seja na arte ou na ciência, a sensação que se tem é de transcendência. A sensação é de que aquilo não é algo deste mundo.

   Todos as outras obras parecem seguir um determinado padrão. Algumas parecerão mais belas ou mais ricas, outras menos. Porém, haverá uma que simplesmente irá saltar aos olhos, que irá se destacar indubitavelmente. Será aquela que irá chamar a atenção de qualquer pessoa. Esta é aquela que foi realizada em sincronia da mente com o espírito. Isto é o que a faz única e especial. Ela sai do do senso comum, daquilo que é ordinário, do que apenas a mente sozinha é capaz de produzir.

   A mente por si só não te levará à totalidade do que o seu Ser é capaz de criar.

   O seu Ser tem capacidade infinita, a sua mente é limitada. Apenas quando você entrar em sincronia com o seu espírito, sua capacidade será infinita e você será capaz de explorar todo o seu poder de criação.

   Portanto, o que quer que estiver realizando, realize-o de forma meditativa e consciente. Use a mente para às vezes deixá-la ir e encontrar-se com o seu espírito e então buscar esta sincronia. Não deixe que sua busca crie uma neblina em torno de você e te torne inconsciente, porque a inconsciência criada pela mente é o que te afasta do seu Ser.

   O resultado da sua busca deve ser o resultado da união da sua mente com o seu espírito e só então ele será único. Aqueles que verem o seu trabalho irão senti-lo além da mente. É aí que não poderá haver controvérsias de que existe algo de extraordinário naquilo que você faz. Este reconhecimento, por sua vez, é o que te dará a consciência de que você já não tem nada mais que buscar naquele sentido e que te levará mais perto da consciência suprema.


Com carinho,


Rita Cascia.


*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!

*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eu e meu namorado estamos brigando muito. Eu sei que tem alguma coisa em mim que preciso mudar.

Pergunta: eu e meu namorado estamos brigando muito e colocando defeitos um no outro. Ele sai com os amigos e nao me manda noticias ainda por cima quer me ver presa, e se eu vou falar com ele que ele esta me magoando ele diz que faz isso por que nao consego decidir os meus problemas dizendo que minha mae esta entrando no nosso relacionamento e que se ele sai com  os amigos e por que a minha mae nao deixa ele sair comigo. Mas quando ele sai e ele nao da noticias e eu resolvo da uma volta sem ele, acaba que ele az tudo pra que eu seja a errada. Eu sei que tem alguma coisa em mim que eu tenho que mudar mas nao sei o que faço, eu o amo demais e ja ate pensei varias vezes em terminar mas eu nao consigo e nao sei o que eu faço!!!!!!!!!!! estou sofrendo muito e todo estao vendo isso.
me ajude por favor pois nao mais o que fazer...........
(Enviado por Melissa, em 21 de setembro de 2010)

Rita: Querida Melissa,

   O primeiro passo é saber que você não precisa exatamente mudar algo em você, mas sim o nível em que você e seu namorado tentam se comunicar.

       Vocês precisam mudar o nível em que os problemas tentam ser resolvidos. Os problemas estão num nível superficial, porém, para solucioná-los, você deve sair do superficial e atingir um nível mais profundo de consciência.

   Veja bem Melissa, a mente é como material inflamável. Os problemas são como uma faísca. Uma mente cheia de problemas é como uma chama causada pela combustão destes dois materiais. O que você está procurando fazer agora, é tentar controlar esta chama se chocando com outra chama, que seria outra mente replete de problemas. Porém, o único resultado que vocês têm atingido tem sido criar uma chama ainda maior.

   O subconsciente, por sua vez, é como água. Primeiro, você deve sair da mente. Você precisa fechar os olhos e se concentrar em sair do calor do fogo e procurar chegar ao seu subconsciente, que é como um verdadeiro oasis, um riacho cristalino, fresco e abudante. Ele jorra água além das suas margens enquanto flui sem qualquer obstáculo. A água deste riacho é capaz de apagar o fogo tanto da sua mente quanto da mente de quem quer que seja, no caso, do seu namorado. Visualize isso agora.



   Quando você atinge o seu subconsciente, você percebe que os problemas são na verdade muito simples de serem resolvidos. Da próxima vez que você encontrar com o seu namorado, deixe a mente de lado. Todas os problemas que compunham essa grande chama já não existem. Eles foram apagados e, portanto, esta chama já não está mais aí. Se não há chama, só resta água. Tudo o que resta é um riacho puro e cristalino, com água em abundância e é esta água que irá apagar a mente do seu namorado. E quando os dois forem apenas riacho, é que estes riachos irão se unir em um só rio que fluirá de maneira perfeita e é só então que a comunicação acontecerá.

   Inicialmente, apenas você irá atingir o seu subconsciente para poder se comunicar com o subconsciente do seu namorado e, então, a comunicação sera possível. Quando o seu consciente tenta se comunicar com o consciente dele e vice-versa, a comunicação se torna muito difícil. Em realidade, se torna impossível. É como fogo tentando apagar fogo. Essa é a razão pela qual um está colocando defeitos no outro e vocês estão discutindo desta maneira. Cada mente tem uma idéia do mundo. Cada mente tem uma visão diferente da vida. Cada mente foi educada de uma maneira diferente e espera algo diferente das pessoas ao seu redor. Por isso, a comunicação não pode fluir de uma mente até a outra. Esta tentativa só cria uma chama ainda maior.  Para que a comunicação seja possível, é preciso que pelo menos um de vocês deixe de ser fogo e se transforme em água.  

   A questão, no entanto, é que você precisa ser consciente e estar consciente o tempo todo para então atingir o subconsciente. Você precisa usar a mente para decidir dar esse salto até o subconsciente.  A decisão de deixar ir embora a mente só pode surgir da mente. Você precisa dela para dar o pulo até o subconsciente e então deixá-la ir embora.

   Melissa querida, o segundo passo, é quando você for resolver a situação com seu namorado. A verdade é que, havendo apagado o fogo da mente e agindo e falando apenas no nível do seu subconsciente, você verá que não há mais situação a ser resolvida. Você descobrirá que você é capaz de conseguir tudo o que quiser da melhor maneira possível.

   Você verá que você não precisa expor todos os seus problemas para ele. Você só precisa enxergá-lo além da mente dele. O seu namorado não é essa mente que toma todas as decisões que te deixam magoada. Ele é algo muito maior. Ele tem um subconsciente e é neste nível que você deve enxergá-lo. Procure ver mais além dos seus próprios sentidos.  Deixe as emoções de lado, porque você tampouco é a sua mente, o seu corpo e as suas emoções. Veja o subconsciente dele através do seu subconsciente, pois neste plano já não existe nada que ofusque a sua visão. Então, ela se tornará mais clara e é aí que tudo se tornará óbvio e simples.

   Em geral, as pessoas precisam de atenção e carinho. Elas querem ser mimadas e elogiadas o tempo todo. Isso é egocêntrico, mas assim são as pessoas e seu namorado não deixa de ser um exemplo disso. Se você puder enxergar isso nele, você conseguirá ter tudo aquilo que você quiser sem conflitos e discussões. Você deve aproximar-se dele de uma maneira positiva e sentir-se um nível acima, porque você agora tem algo positivo a ensinar-lhe.

   Você terá que deixar de lado por um tempo o seu ego e a sua própria necessidade de receber mimos.  Você terá que agir como uma professora de prezinho. Se você não fizer isso, a comunicação não acontecerá. A situação continuará a ser como duas crianças brigando por um brinquedo.  No caso de vocês, é que os dois querem ser mimados, os dois querem atenção. Mas um deles deve deixar esse desejo nem que seja por um instante e, como você que está procurando essa resposta, este alguém deve ser você.

   Para tanto, você deve agir sempre de uma maneira positiva. Ao invés de expor os seus problemas, concentre-se no que você quer. Esqueça do que você não quer. Você não quer que ele saia com os amigos sem dar notícia. Esqueça isso, porque se você se concentra nisso, você deixa ele saber que você não gosta disso, que isso te incomoda. Logo, dentro da lógica de que todos somos como crianças egocêntricas, mesmo tendo a escolha, ele escolherá não te dar notícia. Porque ele sabe que isso te atinge e isso faz  com que você fique enlouquecida por causa dele. E não existe melhor mimo para o ego do que saber que alguém está enlouquecendo por sua causa.

   Por isso, ao invés de deixar bem claro para ele o que você não gosta, deixe claro o que você gosta. Desta forma, você não estará fazendo o jogo dele mas estará fazendo ele jogar o seu. E não se sinta culpada, pois o seu jogo é muito mais saudável para ambos. Se você destaca tudo de positivo que você vê nele e no relacionamento de vocês dois sem esperar nada em troca, mas apenas por querer abrir o seu coração e dizer o que sente, dizer o melhor que você pode encontrar dentro de você, você estará agindo de forma positiva. Ele irá então querer agir de maneira positiva também, pois você irá elogiá-lo e admirá-lo ainda mais e isso também irá satisfazer o ego dele, ao mesmo tempo que enriquece o seu relacionamente. Isto é agir no subconsciente dele.

   Uma pessoa não pode esperar que irá se aproximar do seu namorado e mostrar uma lista de todos os seus defeitos e em seguida dizer algo como: “agora mude, porque eu quero” e que ele irá mudar. As pessoas não funcionam desta forma. Isto é cobrar e torturar e o amor não pode nascer disso. O amor verdadeiro nasce da liberdade e se você quer que o amor floresça, você precisa dar a escolha. 


   Cobrar e pedir para alguém mudar por sua causa é como aprisioná-la. Isto apenas cria nela o ego da liberdade. Ela sente que precisa ter liberdade, justamente porque sente que alguém tirou isso dela. E é assim que nasce o ego. Ele sempre busca algo que não está ao seu fácil alcance. Ela estará sempre esperando você virar as costas para fazer o oposto do que você quer. Na primeira chance, esta pessoa irá fazer o que faz ela se sentir livre. Porém, se você é como uma fonte de amor para aquela pessoa, ela já se sentirá livre ao seu lado e não sentirá que precisa fazer nada com o propósito de se sentir livre.  

   Diga tudo o que você gosta nele. Diga o quanto você sente orgulho de ser namorada dele e como você gosta de ser vista pelas suas amigas na companhia dele. Destaque tudo o que você quer, ponha ênfase naquilo que você gosta. Ao invés de dizer como você se frustra cada vez que ele sai com os amigos sem avisar, não diga nada a respeito disso. Esteja apenas sempre destacando o fato de como você gosta de estar com ele. Quando ele te perguntar o que você quer fazer, diga que qualquer coisa, pois qualquer minuto na companhia dele é uma experiência inesquecível pra você.

   Se você ama ele, são estas coisas que você deve dizer a ele. Desta forma, você estará vivendo um amor com você mesma e convidando-o para participar. Isto é algo especial e único, que ele não encontrará em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Isto ficará marcado para sempre na vida dele, porque é amor verdadeiro. As pessoas precisam disso e por isso ele sempre irá te procurar, ele sempre irá desejar estar com você.

   Qualquer coisa diferente disso, se torna uma tortura, uma obsessão, qualquer coisa exceto amor. São duas crianças chorando por proteção e carinho, mas nenhuma das duas é capaz de dar isso à outra. E essa é a raiz de todo o desentendimento. Por isso Melissa, lembre-se que a comunicação precisa acontecer fora da mente, mas sim no subconsciente, e só então ela poderá fluir.

Amor,

Rita Cascia.


*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!









*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!   
  
    

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é carma?

Pergunta: Querida Rita, 
Sempre ouço você falando a palavra “carma”. O que isto significa exatamente?
(Enviado por Maria Carolina, em 10 de setembro de 2010).

Rita: Querida Maria Carolina,
  O carma é uma inércia. O carma é um efeito de ações do passado, porém, um efeito que cria um ciclo. A pessoa pode ficar presa nesse ciclo pelo tempo que for. Ninguém poderá tirá-la daí, exceto ela mesma. É a mente do indivíduo que cria o carma e é através dela que ele irá se libertar. A alma, por sua vez, quer se libertar do carma, pois a alma sempre caminha em busca da iluminação. A alma iluminada é uma alma livre de todos os carmas.
   Para que você entenda, eu vou dar um exemplo.
   Havia uma senhora que um dia usou demasiada quantidade de ingredientes na receita e acabou fazendo massa para dois pães. Então ela serviu um pão para os seus netos que passavam o dia em sua casa e o outro ela guardou. Como ela estava acostumada a fazer pão todos os dias, ela continuou fazendo um pão por dia. Porém, como os seus netos só conseguiam comer um, aquele que era feito no dia ela guardava e servia no dia seguinte. Isto criou um ciclo. O pão quentinho, recém-saído do forno era guardado e só poderia ser tocado no dia seguinte, quando ele já não parecia mais tão apetitoso.
   Sempre que a senhora tirava o pão do forno, toda a criançada ficava com água na boca sentindo aquele cheiro de pão fresquinho. Todos se sentavam à mesa ansiosos esperando que ela servisse o café com aquele pão. Porém, toda a alegria se acabava quando o pão quente passava reto pelos seus narizes e ia direto parar num armário bem alto. E, à frente deles, era servido o pão já frio e ressecado do dia anterior.
   Para quebrar esse ciclo, bastava que ela ficasse apenas um único dia sem fazer pão. Todos teriam que comer o pão do dia anterior naquele dia mas, no dia seguinte, ela voltaria a fazer pão e todos comeriam aquele que foi feito no mesmo dia.   
   Isto explica o carma. A mente estava da senhora estava habituada a fazer pão e impedia que ela quebrasse o ciclo. Porém, é através da própria mente que a pessoa pode perceber o carma em que vive e escolher se libertar.
   Nem sempre isso é facil se a mente está coberta por uma neblina que impede a pessoa de ver claramente o seu Eu interior. A meditação e uma alimentação balanceada são caminhos para se adquirir maior clareza mental. E é esta clareza que levará o indivíduo a observar a si mesmo e descobrir quais são os carmas nos quais ele está e esteve preso durante anos e anos.
   Há também o exemplo da jovem que tinha muitas roupas. Porém, ela sempre usava as mais velhas, pois queria guardar as novas para quando fosse se encontrar com pessoas da sua família.
   Ela queria aparentar para a sua família que tinha roupas novas e boas então, no dia-a-dia, quando ela sabia que não ia encontrar nenhum parente, ela usava as roupas que já estavam mais desbotadas. Porém, mal ela percebia, que as roupas novas que ficavam guardadas em seu guarda-roupas estavam não só passando de moda, mas também estavam envelhecendo.
   Assim, quando as roupas velhas ficavam muito velhas, ela as doava e começava a usar as roupas que antes eram novas, mas que estavam aí guardadas em seu guarda-roupas a um longo tempo. Essas agora eram as roupas velhas e serviam apenas para serem usadas quando sua família não estava por perto. Agora era vez das recém-compradas serem guardadas. E, o mais curioso, é que ela raramente via pessoas da sua família e, sempre que sabia que ia vê-los, ela ia na loja e comprava algo novo e moderno.
   Ela não usava aquela roupa que estava guardada há meses esperando para ser usada, porque ela queria algo novo para mostrar para os seus pais, irmãos, primos e tios.
   Isto criou um carma na vida dela. Ao invés de ser uma moça bem vestida, ela escolheu ser alguém que usa roupas velhas. Ela não passava para as pessoas da rua, do comércio, da escola, do trabalho, que eram as que ela mais via, a imagem que ela queria passar para a sua família e isso era por causa do carma criado por ela mesma. No subconsciente, ela achava que não merecia estar sempre vestida com roupas novas e, exatamente por isso, ela tinha tanto desejo de passar essa imagem para os seus parentes.
   Se ela queria passar essa imagem, ela teria primeiro que se decidir a ser aquela pessoa cuja imagem ela quer passar. Porque enquanto ela não se torna aquela pessoa, mesmo estando vestida com roupas novas para a sua família, o seu subconsciente não estará convencido. O seu subconsciente sabe que ela não é aquela pessoa, porque ela não é assim no dia-a-dia. O subconsciente sabe que aquilo é apenas uma máscara que ela põe para aparentar sem alguém que ela não é. Por isso, para ela se libertar deste desejo, ela precisava apenas se decidir ser, naquele momento, essa pessoa que ela queria ser.
   A primeira coisa para se tornar a pessoa que você quer ser é acreditar que você merece e agir como esta pessoa que você quer ser. No caso desta moça, ela precisava mudar o seu subconsciente decidindo que merece ser alguém que sempre terá coisas bonitas. Que ela não precisa guardar uma roupa nova. Ela deve sim usar a roupa nova, porque ela merece só coisa novas. E quando esta roupa estiver começando a ficar velha, ela atrairá outras roupas ainda mais novas e ainda mais bonitas.
   Ela precisava se convencer de que ela sempre terá coisas novas e bonitas e de que ela não tem necessidade de usar nada velho. A sua atitude só refletia a crença de que nada tão novo e tão bonito virá novamente para ela, então ela tinha que guardar aquelas coisas até que ficassem velhas, criando assim este ciclo. E, por pensar assim, ela nunca poderia sentir o seu desejo realizado de passar aquela imagem para a sua família, porque ela mesma sabia que ela não era aquela pessoa.   
   Claro que estes são apenas exemplos trazidos a um nível material para maior compreensão. Porém, o carma é capaz de reger todas as ações e a vida inteira de uma pessoa, em todos os níveis. Muitas pessoas enfrentam diversos problemas e diversas dificuldades devido a um carma negativo que nunca é descoberto. Porém, há também o bom carma. Quando você deixa um bom carma em alguém, através de um gesto, um sorriso, um ato de nobreza, isso também cria um ciclo e retorna em dádivas para você. 

   Abraços,

   Rita Cascia.

         *FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!


*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!