sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que faço para ajudar meu irmão que está em depressão?

Pergunta: Ola Rita!
Tenho um irmão que amo muito, ele era feliz, ajudava todo mundo, conversa, era amigos de todos. Há seis anos minha mae se foi, ele ficou triste deprimido, não conversa com meu pai, nem oi nada, não ajuda em casa, quando fala alguma coisa é pra criticar. As vezes ele fica feliz quando compra algum bem material, mas é por pouco tempo. Mas meu pai é rejeitado por, ele nem olha na cara dele. E mora somente os dois. Entao fica um ambiente triste. Graças a Deus meu pai tem outros filhos que mesmo morando longe dão atenção a ele. Meu irmão foi durante um ano fazer tratamento de depressão e desistiu. Já conversei com ele de todas as formas para ele voltar a se tratar, falei pessoalmente, brava, calma, por email, fiz orações, conversei com a namorada dele que ele também trata a com indiferença, rezamos juntas. Agora eu cansei, porque eu falo com ele, percebo que ele faz um esforço pra responder ou nem responde. Então eu parei de conversar com ele, ele parece um vegetal abandonado no sofá. Graça a Deus ele trabalha. Gostaria de saber o posso fazer pra ajuda-lo?
(Enviado por Fázinha)


Rita:


Querida Fázinha,


O seu irmão carrega nesse momento uma dor muito grande, e é isso o que esta causando essa depressão. Essa dor é causada por uma inquietude em relação à sua mãe. Ele não pode aceitar a partida dela porque sente que tem pendências com ela. E não apenas ele, mas seu pai também. Seu irmão esta tomado de ressentimento pelo seu pai, porque crê que seu pai não merecia a sua mãe e, ao mesmo tempo, carrega a culpa por não ter feito tudo o que podia por ela.


Também, ele esta sofrendo porque pensa que sua mãe pode ter sofrido ao partir e a cada dia ele pensa em todas essas incertezas e sente que nada nem ninguém pode livrá-lo desse sentimento.


O tratamento com um profissional poderia ajudá-lo mas, o único porém, é que se ele irá falar das suas emoções com alguém, essa deve ser a pessoa certa para ele. E, muitas vezes, é necessário provar vários profissionais até encontrar aquele que realmente esta apto a ajudá-lo. Por isso, como o caso de depressão dele esta se prolongando, o melhor seria procurar um psiquiatra para administrar um medicamento por um período de tempo.


Com o medicamento já sendo administrado, você pode ajudá-lo no nível energético através de orações como você já tem feito e, se feitas em grupo, como também você já tem feito, será melhor ainda. A importância do medicamento temporariamente, esta no fato de que se ele se encontra nesse quadro de depressão profunda por um peŕiodo muito longo, o seu corpo começará a responder com debilidades e doenças, que podem levar até mesmo a doenças crônicas.


Portanto, o primeiro em que você deve investir suas energias, é em levantá-lo um pouco de toda essa negatividade. Converse com ele e diga que o psiquiatra não irá fazer muitas perguntas, que não será o mesmo que a terapia que ele já fez e desistiu e que dessa vez será melhor e diferente.


Além disso, algo importante que você deve lembrar é da fonte que esta causando essa dor que já foi explicada ao início. Se você compreende profundamente, no coração, o que ele esta sentindo e que, para ele, ninguém é capaz de tirar a sua dor, você vai saber o que dizer a ele. Você terá a palavra certa.


Feche o olhos e peça a Deus para colocar você no lugar do seu irmão. Entregue-se a esse momento. Implore a Deus que faça sua a dor da pessoa que você ama. Deseje do fundo da sua alma, trocar lugares com ela. Chegará um momento em que você se tornará um com seu irmão e descobrirá que não há diferença entre vocês, e essa é a verdadeira compaixão. A partir daí, a sua intuição te dirá o que fazer.


Quando você estiver sentindo a dor dele, pergunte-se o que você gostaria de escutar, o que seria capaz de te aliviar e te fazer sorrir no meio de tantas lágrimas. Quais gestos, quais palavras, te fariam de repente se sentir mais leve.


Algo que, sem dúvida, ele gostaria de ouvir, ou ler, seria que sua mãe esta feliz e que sua mãe viveu feliz. No coração, ela sempre esteve feliz, e também foi uma linda mãe, capaz de criar seres amorosos como vocês dois. De forma sutil porém constante, através de recados, pequenas mensagens, emails, cartões, faça com que todos os dias ele leia ou escute afirmações positivas quanto a vocês todos como família, quanto a sua mãe, quanto a relação de vocês como irmãos.


Por exemplo: “Mamãe esta orgulhosa de todos nós!” ou “Eu estou orgulhosa de você!”, “Nossa mãe esta sempre presente e essa presença se torna mais forte quando estamos felizes e unidos.” Ou seja, ao invés de palavras que refletem preocupação e que inevitavelmente acabam soando como crítica, mesmo que criticar não seja a sua intenção, utilize com ele palavras de apreciação, como: “Eu te aprecio por quem você é.”, “Você não precisa mudar nada, para mim você é perfeito da maneira que você é.” Isso porque, apesar da depressão parecer surgir exclusivamente de um episódio definido, como a perda de um ente querido, aqueles que sofrem dessa condição tendem a já trazer consigo um profundo sentimento de inadequação, de que não são aptos a serem aceitos pela sociedade e família como deveriam, de estarem frustrando as expectativas de alguém mais.


Por isso, declare a ele aquilo que você gostaria que declarassem a você, estivesse você se sentindo pouco aceita ou inadequada. Ao se despedir diga frases como: “Que sorte a minha que eu tive a chance de te ver hoje, você fez o meu dia!” Como já se pôde perceber até aqui, você precisa ser muito forte e muito positiva, em todos os momentos, e isso irá ajudá-lo.


Essas frases parecem ser algo pequeno mas, se proferidas continuamente e com a energia e a intenção corretas, elas tem um efeito muito poderoso no subconsciente daquele que as recebe. No início, você terá a sensação de que seu irmão não te escuta ou não se importa com o que você esta dizendo. Portanto, não se deixe enganar, siga confiante na força do seu espírito e do poder que a sua palavra exerce no subconsciente dos demais. É como a bomba atômica, aonde apenas um átomo invisível, por ser aplicado da maneira correta, é capaz de mover o Monte Evereste.


Quando você escolhe ser positiva, você se torna como um sol. Você irá contagiar a seu querido irmão com a sua luz e assim irá tirá-lo da escuridão em que ele se encontra no momento. Porque lembre-se, a escuridão nada mais é do que ausência de luz. Assim como pensamentos negativos nada mais são do que a ausência de pensamentos positivos.  


Amor,


Rita Cascia


*SE VOCÊ APRECIA MEU TRABALHO, FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR ESTE WEBSITE! OBRIGADA!!!
*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!