terça-feira, 12 de março de 2013

Será que eu sou um fracasso no amor?

Pergunta: Boa Noite Rita! Todas as coisas que li escritas por vc fazem total sentido pra mim, sua forma de descrever o amor é a forma como eu o percebo. No entanto na prática sou um fracasso no amor. Percebo que o coloco como o ponto primordial da minha vida e deixo trabalho e estudo e até família de lado se estiver envolvida com alguém, eu não queria ser assim tão desequilibrada. Estou numa relação muito ruim, em que meu namorado me trata tão mal que adoeceu meu ego. Quero tentar só mais uma vez, só mais uma e assim vou sofrendo sempre mais. Eu não sou mais a pessoa boa que eu era e nem me sinto superior a ele na relação somos dois perdidos eu de amor e ele de vaidade. Sei que não tenho tentado nada diferente ajo sempre da mesmo maneira, cobrança, choro, perguntas que ele não tem interesse em responder. Será que consigo mudar e melhorar nossa relação? ou enquanto eu estiver com ele só vou definhar? tenho tendencia a arrumar homem que não presta, mas o meu namorado antes desse era maravilhoso: não durou, eu estraguei por insegurança, vivia fugindo dele. Esse tb era bem melhor antes de aprofundarmos nossa relação? será que eu sou de uma energia tão negativa que estrago as pessoas? meu ex passou 6 anos do meu lado dizendo que me amava e tentando parar de beber, a cada dia ele piorava, agora nos separamos ele está com outra e parou de beber, será que fui eu quem travou a vida dele? me ajude?

(Enviado por Gisele)

Rita:


Querida Gisele,

Quando você se pergunta se você estragou as pessoas com quem você se envolveu, ou foi responsável pelo travamento da vida de alguém, você deve saber que não existe uma verdade absoluta como sim ou não. A única pessoa capaz de responder essas perguntas é você mesma e se você responder sim, então você irá internalizar a crença de que você tem esse efeito negativo sobre as pessoas e suas ações te levarão a experimentar tudo aquilo que prove que você esta certa. No entanto, se você responde não, você estará criando outra realidade no seu Universo.


Ao que parece ser, apenas pelo fato de você ter sido capaz de formular tais perguntas, você já tem internalizada em si a crença de que seus relacionamentos estão destinados ao fracasso. Por isso, agora, o melhor não é tentar mudar quem esta ao seu lado, nem se preocupar se você foi a causa do término dos seus relacionamentos passados. O melhor que você pode fazer agora é mudar algo dentro de você mesma. E você deve começar por eliminar tais crenças negativas.

Analisando de maneira muito simples uma das suas colocações, você suspeita que seu ex-namorado bebia enquanto estava com você e você não foi boa o suficiente para ajudá-lo a parar. Ou seja, a vida dele passou por uma fase de estagnação enquanto vocês estiveram juntos. Foi aí que a outra namorada veio e ele parou de beber, o que significa que ela sim foi boa o suficiente e que ela o curou. Essa é sim uma maneira de enxergar tal situação.

Porém, na verdade mas profunda do Universo, tudo o que ele atingiu com a segunda namorada, ele poderia ter atingido com você, mas trocar de namorada foi apenas o seu processo, do qual você foi parte. Ele parou de beber simplesmente porque havia chegado o momento dele parar de beber. Ele precisou passar esses anos ao seu lado, brigar, terminar e arranjar alguém mais. Cada parte do processo foi essencial.

A vida sempre esta em movimento, nada é estático. Quando você vê um edifício terminado, uma flor florecida, você deve lembrar que nada disso se tornou assim de um dia para o outro. Porém a mente é um ego querendo identificar outros egos. Ela quer traçar quadrados, colocar cada coisa em caixas, criar rótulos que digam: aquela pessoa é responsável por isso, aquela outra por aquilo. A verdade, no entanto, é que a realidade não tem nada de exato.

Essas pessoas que você conheceu, seu atual namorado, assim como você e todos os seres desse Universo, estão passando por um processo. E a energia cósmica que impulsiona a vida e cada um desses processos é o amor. Por isso, você deve ter a consciência de que ninguém aqui esta com a vida travada, nem estragado, nem definhando. O amor não conhece essas palavras, porque o amor só cresce. Ele só cresce e leva adiante cada ser por um caminho. Cada um terá percursos e extensões diferentes, mas o seu fim inevitável é sempre a iluminação.

Agora, respondendo a pergunta, se você consegue mudar e melhorar essa relação. Veja, a relação não existe, ela é apenas uma idéia. Você não pode viver se preocupando com a relação porque a relação não é algo. Enquanto você estiver se concentrando na idéia da relação, você jamais conseguirá resultados, porque você estará criando expectativas em cima de algo abstrato.

Você não irá viver com a relação, a ponto de um dia poder dizer: “Ok! Agora a minha relação esta consertada, então eu posso viver tranquila os dias que se seguirem a partir de hoje.” Mas sim, você irá viver com você mesma e com a outra pessoa, então o único que você pode fazer é ser consciente a cada momento em que vocês estiverem juntos, nos seus atos e palavras.

Ao invés de pensar no termo relação, escolhar pensar em dois seres, você e seu namorado. Cada um esta vivendo seu processo e, de vez em quando, vocês irão compartilhar momentos. Durante esses momentos, procure conscientemente buscar tudo aquilo que ajuda com que aquele seja um bom momento em que um pouco de amor possa fluir, ainda que seja apenas por um segundo.

Se cobrar atenção não ajuda, então não cobre atenção. Se agradecer algum gesto por pequeno que seja, terminando com um elogio pode ajudar, então vá em frente e faça isso. E esse exercício deve ser posto em prática e suas energias direcionadas a ele, ao invés de serem direcionadas a preocupar-se com a relação. Preocupar-se com a relação apenas a levará a atos que refletem medo do futuro e insegurança, o que lhes ocasionará situações de conflito.

Lembre-se, aquilo que você chama de relação, não existe. Mas sim, existem momentos nos quais você pode escolher deixar ou não o amor fluir. A aceitação, a compaixão, a leveza de caráter, podem mudar qualquer momento para melhor. Quanto mais você praticar, mais você irá entender e, um dia você verá que tudo ao seu redor se transformou para melhor e você irá olhar para dentro de si e descobrirá que a primeira mudança foi aquela que aconteceu dentro de você.

Abraços,

Rita Cascia


*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!
*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!

2 comentários:

  1. EU NÃO LI A MATÉRIA. MAS O TITULO DE CHAMOU A ATENÇÃO... EU ME CONSIDERO UM FRACASSO NO AMOR. SOU CASADO E FIEL, TENHO FILHO ADULTO MAS NUNCA, ABSOLUTAMENTE NUNCA, )VOCÊS TEM IDEIA DO QUE SIGNIFICA ISSO NA VIDA DE UMA PESSOA???) NUNCA TIVE UMA RELAÇÃO AMOROSA COM AS MULHERES QUE MAIS AMEI,NUNCA FUI DESEJADO POR NINGUÉM. NÃO ENTENDO. NÃO SOU ALEIJADO NEM DEFICIENTE, TENHO UM BOM EMPREGO ESTÁVEL, BOA SITUAÇÃO FINANCEIRA, BOA APARÊNCIA, NÃO ENTENDO O PORQUE DESSA SITUAÇÃO NA MINHA VIDA...NUNCA FUI FELIZ COM ESSA DROGA DE "AMOR"...

    ResponderExcluir
  2. desculpem, mulheres, eu invadi o espaço de vocês mas precisava dar uma desabafada, mesmo que fosse apenas no teclado do computador... realmente o tal de "amor" foi cruel comigo nessa vida...nunca pude amar, nunca fui amado por quem amava. minha vida não foi completa. de qualquer forma obrigado.

    ResponderExcluir