quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Como faço para diminuir as brigas por ciúmes?

Pergunta:

Oi Rita, Como eu faço para diminuir as brigas entre eu e meu namorado? Bom , meu namorado é muito fofo, carinhoso, atencioso, romantico , enfim seria perfeito se não fosse tão ciumento. Temos um relacionamento recente vamos fazer dois meses de namoro e durante esse pouco tempo já tivemos inúmeras brigas por motivos tolos, todos causados pelo ciúme duentio dele, brigamos por fotos antigas, relacionamentos antigos, ele me proibe de falar com meninos , quer que eu não tenha vida social e viva em função dele o que não pode acontecer , e por isso eu sempre discordo e acabamos discutindo. Eu o amo mt mais desse jeito está muito complicado , o que pode ser feito p. que aja uma melhora. Obbg !

(Enviado por Mariana)

Rita:

Querida Mariana,

A única razão pela qual alguém tem ciúmes de outra pessoa a ponto de querer controlá-la, é a insegurança e o medo de rejeição. O comportamento do seu namorado tem origem nessas emoções, portanto, se você quer melhorar o seu relacionamento, você deve aprender a lidar com elas.

Em primeiro lugar você deve deixar claro que é perfeitamente aceitável que certas situações façam com que ele se sinta inseguro ou despertem nele o sentimento de rejeição. Comunique a ele que você sabe o que ele esta sentindo e que você compreende o que é isso pelo qual ele esta passando. Isto porque você sabe que não se pode controlar uma emoção. Elas são resultados de experiências do passado. São reação a feridas deixadas por fatos que ele testemunhou na infância ou episódios de rejeição. Demonstre que você esta disposta a ouvir se ele tiver vontade de falar sobre algo que ele se lembra que ainda o machuca.

Agora, o segundo ponto que você precisa esclarecer, é a questão do comportamento. Este sim pode ser controlado. As emoções não podem justificar um comportamento inadequado. Você não deve julgar ou ignorar as emoções de alguém que você ama, ou pedir que este alguém fuja delas ou esconda suas próprias emoções, mas você pode estabelecer o que você considera comportamentos inadequados e que não funcionam dentro de uma relação.


Demonstre-se empática e receptiva às emoções dele no momento em que você as percebe. Diga abertamente: “Você parece inseguro. Você gostaria de falar sobre o que você esta sentindo?” E também deixe claro o que você sente cada vez que ele reage de forma controladora, com palavras como: “A sua atitude faz com que eu me sinta desamparada, sem saber o que fazer, frustrada, estressada [...]. Você sabe como é para mim se sentir assim?”

Quando você se acostuma a verbalizar as suas próprias emoções, torna-se mais fácil para você identificar quais são as emoções do outro.  

Querida Mariana, existe uma ferida muito grande dentro do seu parceiro que o faz agir dessa forma. Essa ferida se abre cada vez que ele se encontra numa situação que faz com que ele se lembre daquilo que a causou. E a única maneira de curá-la é com amor e compaixão. Mostre que você esta disposta a ouvir e a ajudá-lo nesse processo de saração.

Diga a ele que você sente a dor que ele sente cada vez que nele emerge o medo de rejeição. E quanto mais próximos vocês se tornam, mais nitidamente você irá sentir essa dor. Assim que você sabe o quão forte ela é, então você quer curá-la, não só por você, mas também porque você quer que ele seja feliz. Se ele não estiver feliz, você não estará feliz também. E ninguém pode ser feliz sentindo que precisa controlar ao seu parceiro para se sentir melhor.

Com carinho,

Rita Cascia



*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!

*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário