segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como atingir um equilíbrio entre o "ser" e o "ter"?

Pergunta: Rita, 
   Gostaria de saber a sua opinião sobre a busca do SER e do TER... Você acha possível buscar as duas coisas ao mesmo tempo? Busco um equilíbrio entre a a matéria e o espiritual e reconheço a existência dessa dualidade. Mas tenho conflitos com relação ao foco e a intensidade que devo colocar em cada um...
                                                                 (Enviado por Luisa, em 8 de julho de 2010)

Rita: Querida Luisa,
   Quando você muda a ideia do que é “ter”, o equilíbrio entre o “ser” e o “ter” se torna algo natural. Não existirá um conflito, pois você terá certeza e não desejos. Os desejos e as dúvidas te levam para a mente e para o ego, te afastando do ser, enquanto a certeza de que você merece tudo e é capaz de fazer manifestar tudo em sua vida, te aproximam da sua natureza de Deus.
   Isto faz com que não exista uma regra para equilibrar a sua energia entre o espiritual e o material. O equilíbrio é agir conforme a situação e não conforme uma regra. Você será uma pessoa espiritual não quando você fizer tantas horas de meditação por dia, ou passar a frequentar um templo determinado número de vezes por semana. Isso é planejar, isso é a mente. E a mente só de afasta do espírito.
   Você será um ser espiritual quando você aprender a agir com equilíbrio o tempo todo. E para agir com equilíbrio é necessário estar em contato com o seu “ser”.  Eu não posso te dar uma regra, medite uma hora, estude uma hora. O equilíbrio acontece quando você para e observa à sua volta em cada momento da sua vida. Observe a situação, escute a sua alma e seja verdadeira com você mesma. Observe o momento presente e o que esse momento pede que você faça. Pare a cada momento para ouvir o coração e então aja. Isto é fazer tudo meditativamente. E fazer cada gesto seu meditativamente é desenvolver o seu “ser” e caminhar em busca à iluminação.
   Se você está no trabalho e tem que ser produtiva, seja produtiva. Mas, quando você sai do trabalho, esqueça-o completamente. Quando você estiver comendo, respire, concentre-se em perceber cada sabor, escolha os alimentos, não coma em frente à televisão. Você estará fazendo do momento da sua refeição, uma oração, uma meditação. E, se você for uma pessoa com muitas preocupações, como trabalho, casa, filhos, pais, e o único tempo livre que você tem no dia são dez minutos, use o seu coração para escolher o que irá fazer como estes dez minutos. Você pode escolher sentar-se em frente à televisão, ou ao computador, ou você pode escolher estes dez minutos para sentar-se, fechar os olhos, respirar o mais fundo que você puder e visualizar todas as dúvidas, as feridas e a poeira saindo do seu coração e visualizar-se como um ser limpo, perfeito, cristalino, cheio de energia, amor, inteligência, força e potencial para fazer o que quiser.
   Ser verdadeira com você mesma em cada momento, e então agir conforme a situação é o que te levará ao equilíbrio que você procura. Não há regras, não há planejamento. Eu poderia te dizer que mentir é um mau hábito, mas o dia que você puder usar uma mentira para evitar que alguém morra ou sofra, então minta. Eu poderia dizer: “não coma açúcar, pois seu corpo não precisa de açúcar.” Mas se um dia você tiver uma crise de hipoglicemia e estiver a ponto de desmaiar, seu corpo precisa açúcar, então coma açúcar. Eu poderia dizer: “não beba álcool nunca, álcool não é saudável”. Porém, o que não é saudável e fazê-lo de maneira inconsciente, pois tudo o que você faz de maneira inconsciente não é saudável. O dia que você beber álcool de maneira cem por cento meditativa e consciente, você não poderá beber muito, pois você sentirá logo no primeiro gole a reação negativa do seu corpo.
   Luísa, em qualquer situação, antes de fazer o que quer que seja, crie este hábito. Acostume-se a observar à sua volta, então feche os olhos e respire fundo por um segundo. Ouça seu coração e então aja conforme a situação sendo verdadeira com você mesma. Isto é se tornar um ser meditativo. Isto é estar o tempo todo sendo o melhor de você e crescer no espírito. Isto é atingir ao equilíbrio, pois você mesma é um ser de equilíbrio. A Existência está em equilíbrio, o normal e o natural é o equilíbrio, não o desequilíbrio. O seu ser mais elevado sabe qual é o seu equilíbrio e sabe o que você precisa para atingi-lo. Quando você aprende a escutá-lo, ele mesmo te dirá o que fazer para viver em harmonia com o equilíbrio perfeito da Existência.
   Até agora, você tem se preocupado em buscar o espiritual e em como fazê-lo. Mas a resposta é “preocupe-se menos”. A preocupação vem da mente e quanto mais você se preocupa mais você tenta planejar e quando você tenta planejar algo, você regressa à mente. Mas para buscar o espírito, você precisa se afastar da mente. A maioria das pessoas vê o espiritual como algo místico, complicado, misterioso, e o que elas terminam fazendo então é tentar criar “portas a Deus”. Porém, o que elas não podem ver é que Deus é real, é uma presença. Deus é algo simples e real. Quando você vê uma flor bela, perfeita, ninguém precisa te dizer o que é belo aí. Ninguém precisa te explicar onde está a beleza. A beleza esta aí, ela é real, é óbvia. Você apenas sente algo bonito dentro de você por ter visto aquela flor, você não pode explicar, pode apenas sentir e isto é sentir Deus. Você experimentou Deus sem precisar buscar ou planejar. A mente ficou de fora e então só daí você pôde encontrar o seu espírito.
   Deus é como a arte. Se você procura as obras “A Virgem”, de Da Vinci, “Starry Night” de Van Gogh, ou “Girl With Watering Can” de Renoir, você poderá sentir Deus. Ninguém precisa te explicar o que é belo aí. Você simplesmente irá sentir algo belo e sentir isso é sentir Deus. A mente fica de fora quando você sente Deus. Os artistas que criaram estas obras, por exemplo, estavam manifestando seu espírito criador, estavam em contato com a própria alma, estavam sendo Deus naquele momento. 





*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!








*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!
   
   
  
    

Um comentário: