terça-feira, 27 de julho de 2010

Eu e meu namorado estamos brigando muito e não sei o que fazer quanto a isso.


Pergunta: Eu e o meu namorado estamos brigando muito, ele está saindo com os amigos escondido... não consigo mais confiar...estou sofrendo bastante...sem saber o que fazer...fico pensando se ele tem outra...confiança foi embora...E pior que ele Tb está ficando irritando com as minhas cobranças...
(Enviado por Katiana, em 27 de julho de 2010)


Rita: Querida Katiana,
   Para ouvir o que eu tenho a dizer, você precisa procurar se acalmar e parar de sofrer. Agora você está sentindo uma dor e essa dor é como se fosse um pontinho que ocupa um por cento do seu ser. Todo o resto está sendo abraçado pela Existência neste exato momento. Seu sofrimento é um ponto muito pequeno em comparação a toda extensão do seu ser que a Existência está abraçando. Até mesmo quando você abre a torneira e tem água a vontade, isso é um presente da Existência, é Ela te pegando no colo. Você só tem que parar e olhar para isso. O seu sofrimento é aquele um por cento de você que você não está deixando que a Existência abrace. Ela agora está abraçando a maior parte de você e está pronta para abraçar o todo. Ela quer te dar o que você quer. Você pode agora deixar de olhar para este ponto de dor, de tensão, que é o seu sofrimento, e olhar para toda a chance que a Existência está te dando para mudar o mundo a sua volta através do seu próprio ser.
   Querida Katiane, quando alguém me diz que o seus pais, seu chefe, seu colega de trabalho, namorado ou parceiro mudou, e a sua vida está muito melhor por causa disso, na totalidade dos casos, foi na verdade, a própria pessoa que mudou. A maioria das pessoas apenas espera que o outro mude, e enquanto essa mudança não acontece ela permanece sofrendo, mas essa não é a solução. Esperar que a outra pessoa mude e o sofrimento que vem acompanhado disso são um desperdício de energias. Esta mesma energia empregada para esperar e sofrer enquanto a outra pessoa não muda, pode ser usada de maneira positiva para a sua própria mudança. Quando você muda a sua energia, tudo à sua volta muda, até mesmo as pessoas que convivem com você. Você não precisa esperar que a outra pessoa mude de atitude para deixar de sofrer. Lembre-se que o sofrimento é o um por cento. Quanto mais você olhar para os noventa e nove por cento de amor que a Existência está te oferecendo, mais rápido ele irá virar cem por cento e é aí que você deixará de sofrer. E é somente a partir daí que a outra pessoa começará a mudar de atitude, quando você já não precise mais que ela mude.
   O que está acontecendo no seu namoro é, na verdade, uma tendência de qualquer relação em que há regras e expectativas. Por que conhecer alguém, se interessar por ela e depois se apaixonar é algo tão bonito? Por que qualquer um, se pudesse, escolheria sentir essa emoção todos os dias das suas vidas? A resposta é simples: porque a paquera, ou o que quer que aconteça antes de um compromisso amoroso, é uma descoberta de algo novo. É descobrir o outro, explorar o desconhecido, sem qualquer expectativa, sem esperar nada da outra pessoa, e saber que ela também não espera nada de você. Tudo o que ela te der é um presente. Da mesma forma, tudo o que ela receber de você, também é um presente seu. É uma relação aonde dar ou receber sempre será algo inesperado, e não o pagamento de uma obrigação. E sentir isso é algo verdadeiro, que nutre a alma.
   Imagine que você estivesse apenas ficando com o seu namorado e você ainda não tivesse nenhuma expectativa sobre ele. Tudo o que ele te desse seria um presente. Então, imagine se você estivesse com as suas amigas e de repente você recebesse uma mensagem dele em que ele dissesse que está num churrasco com os amigos e que viu um gatinho com os olhos tão lindos como os seus e que isso o fez descobrir que te ama. Você então iria se sentir feliz e contaria para as suas amigas, que ficariam emocionadas também e tudo seria motivo para alegria. Porém hoje, isto não aconteceria, pois se criou a expectativa de que já de início ele não deveria estar num churrasco sem a sua companhia, e se caso ele fosse ao churrasco sozinho, ele não poderia enviar mensagens falando onde está, porque ele estaria fazendo isso de forma escondida. Pode ser também que, além disso, já tenha sido criada também a expectativa de que ao menos uma vez por dia um tenha que dizer ao outro alguma declaração de amor, como “eu te amo”. Ou seja, esse é mais ou menos o cenário que acaba sendo criado sem querer pelos casais que decidem se comprometer. A descoberta do novo é deixada de lado. A busca pelo desconhecido é esquecida, pois ambos têm a impressão de que já sabem tudo sobre o outro.
   Isto explica porque muitos preferem estar sempre paquerando e conhecendo novas pessoas ao invés de namorar. Estas pessoas vão, de forma consciente ou inconsciente, em busca desta sensação. Porém, elas mal sabem que poderiam ter esta experiência durante todos os dias das suas vidas até o fim das suas vidas com uma só pessoa. E isso só é possível quando você aprende que a outra pessoa é infinita e que ela é objeto de uma eterna descoberta. Quando uma pessoa sente que conhece tudo sobre alguém, ela acaba sentindo que o possui de alguma forma. Porém, você nunca conhece nada nem ninguém completamente, por que tudo é infinito e não se pode possuir algo que é infinito.
   Da mesma forma, o seu namoro chegou ao ponto em que não há mais espaço para descobertas. A questão das regras e do compromisso se tornou maior do que a própria razão de ser do namoro. A razão pela qual vocês estão juntos, que é compartilhar amor e carinho, foi deixada de lado, pois o lado da mente se tornou maior. Agora chegou o momento em que você intui que o seu namorado gostaria de poder se apaixonar outra vez, por algo novo, fresco, ainda a ser explorado, e talvez ele também intua o mesmo em relação a você. E ambos poderiam estar certos, mas o que ambos não sabem é que  vocês podem salvar o namoro se vocês puderem se re-apaixonar um pelo outro.
   Se você entender que você não precisa romper uma relação e ir conhecer alguém mais para sentir de novo essa energia de se apaixonar, o seu namorado não precisará entender isso também, ele apenas irá sentir isso através de você. Você terá ensinado isso a ele, por isso, o mais importante é que você, Katiana, entenda. Você irá se re-apaixonar dessa mesma pessoa se você deixar ela ir e então, ele se re-apaixonará de você. E eu não digo “deixar ir” literalmente,  como propor o fim do namoro, mas sim, no coração, deixar a pessoa ir. Dar-se conta que você não conhece essa pessoa que você chama de “meu namorado”, e que essa pessoa é livre para fazer o que ela quer.  Ela nasceu livre. Ele não nasceu sendo o namorado da Katiana. Não, ele nasceu livre.  E ele quer ser livre. Essa é a natureza dele. Ele era assim quando você o conheceu. Então, se você deixa ele livre, no coração, e depois o trata como se ele fosse um estranho, voce pode se re-apaixonar  dessa mesma pessoa, e ela de você. A pessoa não mudou. Ela continua sendo livre. Mesmo que ela fale que esta namorando, ela continua sendo livre. Essa é a natureza dela. E isso pode ser feito ao invés de ir procurando mais relacionamentos e rompendo.  Quando a pessoa só vive em busca de novos namorados, novos namorados, novos namorados, ela só esta procurando isso, se apaixonar de um estranho. Mas já depois quando vem namoro, regras, tudo se torna monótono, então dai é preciso uma nova pessoa. Mas não é verdade, isso é só uma impressão de que é preciso outra pessoa. Tudo isso pode ser feito com a mesma pessoa, porque a pessoa é infinita e você nunca vai irá terminar de conhecê-la.
      Uma pessoa é infinita ao ponto de que você pode se apaixonar por ela todos os dias e de que você pode também seduzir a mesma pessoa todos os dias, cada dia de uma maneira diferente. E entender a outra pessoa desta forma infinita, é entender também que o amor verdadeiro precisa de liberdade para poder florescer. O amor verdadeiro surge de uma escolha, mas para que alguém possa escolher, você deve dar liberdade de escolha, e se você quer que ela escolha você, o único que você tem a fazer é simplesmente deixar ela escolher o que ela quiser. 
   Você agora pensa que se você der liberdade para o seu namorado escolher, ele vai escolher estar com os amigos ou com outra garota, porque você intui que o namoro de vocês já não tem mais mistérios, que já acabou a aventura. Mas o fator mistério, mora no fato de que você pode surpreender ao seu namorado e ele surpreender a você antes de que vocês possam presumir qualquer coisa. E você irá surpreendê-lo quando você der liberdade para ele escolher. Então ele verá que aí existe algo novo e desconhecido do qual ele não sabia. E depois que você der esta chance de escolha a ele, você se surpeenderá quando ver que é você que ele escolheu, precisamente porque vocé é alguém que lhe dá liberdade de escolha.  E todos querem estar perto de alguém que dá liberdade.
   O seu namorado irá escolher por vontade própria estar com você ao invés dos amigos ou de qualquer outra garota, no dia em que ele sentir que você é um pontinho de luz no meio de um dia estressante e atarefado.  Ele irá te escolher no dia que você voltar a ser como uma criança. Você já deve ter reparado como as pessoas têm as suas energias transformadas quando estão brincando com uma criança de menos de cinco anos. Isto porque esta criança é um ser inocente e a energia dela é muito pura. Você pode, ainda com a sua experiência e sabedoria, desvelar a energia tão pura e cristalina de uma criança que existe dentro de você.  Você apenas tem que mudar a imagem que você tem de você mesma. Você agora tem uma auto-imagem de alguém que cobra e desconfia. Mude sua imagem para a de uma fadinha ou uma borboletinha, um ser de energia leve e pura. Quando seu namorado está com você tudo o que ele sente é o frescor dessa energia.  E como este é o seu ser, você esta sempre compartilhando esta energia com qualquer pessoa que se aproxime, como se esta energia fosse um perfume que quem passar perto irá senti-lo. Um dia, quando ele se der conta que você não dá essa energia só para ele, mas sim que você é essa energia, pois essa é a sua essência, você poderia pensar que ele ficará com ciúmes. Quando ele ver que todos que se aproximam de você podem pegar um pouco dessa luz, você pode então pensar que por isso, ele irá querer te prender e então começarão cobranças por parte dele e ele ira querer ter  exclusividade sobre você. Porem, por ser esta energia tão pura e inocente, ela irá contaminá-lo de tal maneira que a relação de vocês será só de harmonia.
   Ninguém mais precisará fazer qualquer coisa às escondidas, simplesmente porque não existirá razão para tanto. Quando você fala que seu namorado tem saído “escondido”, você já parou para pensar que essa palavra é fruto da relação de vocês dois, de como ela está agora? Esta palavra apenas reflete toda a situação atual de vocês. Antes, quando não havia compromissos nem expectativas, a palavra “escondido” simplesmente não cabia. Ela não pode fazer parte do seu vocabulário quando não há cobranças nem expectativas. A própria palavra tem a sua raiz em algo que de início já está indo mal. Quando tudo vai bem, esta palavra não tem espaço. Ela é desnecessária quando cada um tem consciência da liberdade do outro. Ela não existe quando você tem consciência de que se o outro escolhe estar com você ao invés de alguém mais, isso é um presente que a Existência está te dando através dessa pessoa e é assim que você deve ver as pessoas, até mesmo aquela com quem você namora.
  Quanto ao fato de seu namorado se irritar com suas cobranças, isso só deve fazer com que você respire aliviada. Se algum dia você cobrar algo de alguém e essa pessoa aceitar essa cobrança com um sorriso, sem se irritar o mínimo que seja, saia correndo. Fuja dessa pessoa o quanto antes, o mais rápido que você puder. Esta pessoa é um ladrão e se não for um ladrão, é um hipócrita de primeira categoria. Essa pessoa quer o seu dinheiro, ela está armando algum plano contra você ou está no mínimo te usando para algo. Por isso, você deve respirar aliviada. Qualquer pessoa mais ou menos verdadeira e natural irá se irritar com uma cobrança. O seu namorado se irritar com isso, significa que ele é uma pessoa verdadeira, porque a cobrança é irritante. A cobrança sempre é irritante, porque essa é a razão de ser da cobrança. A cobrança precisa ser irritante. Se for diferente, aquele que está sendo cobrado nunca irá pagar a sua dívida. A cobrança foi desenhada para ser tão irritante ao ponto em que o devedor pague o que deve simplesmente para deixar de ser cobrado e não porque realmente tenha vontade de satisfazer o cobrador. A cobrança tem a mesma natureza da tortura. Ela quer tirar algo de alguém, mesmo que seja contra a vontade dela. Por essa razão, ninguém irá responder a uma cobrança com amor, porque o amor verdadeiro só surge da liberdade. Talvez alguém com muita compaixão e muito amor por si próprio, irá ter compaixão de você e quando você cobrar dessa pessoa algo, ela irá te responder com amor e compaixão, com o intuito de querer melhorar a sua energia. Essa é, no entanto, a definição de uma pessoa iluminada, como Buda, como Jesus Cristo.  Se estivermos tratando de uma pessoa normal, a tendência será reagir negativamente a uma cobrança, e se ela reagir com um sorriso ou qualquer atitude positiva, fuja desta pessoa, porque ela não esta sendo sincera, ela está planejando algo contra você. Se você pede que seu namorado reaja com amor às cobranças, você está pedindo que ele seja um ser iluminado.  Se ele reaje negativamente, você pode ter a certeza que ele não é um Buda nem um Jesus Cristo, mas isso é bom, porque você pode também ter a certeza de que ele tampouco é um ladrão, ele é só uma pessoa normal, que está sendo natural e verdadeira com você.
   Imagine que todas as discussões, as desconfianças e o sofrimento sejam fogo. As cobranças, nesse caso, são ainda mais fogo. E todos sabem que o fogo não se apaga com mais fogo, o fogo só se apaga com água. Da mesma forma, a sua maneira de trazer água a esta relação é mudar primeiro a sua energia, e é isso que irá trazer equilíbrio à relação. Você sente que, de alguma forma, o seu namorado está levando uma energia negativa para a relação, mas o seu sofrimento também gera uma energia negativa. Por isso, você deve deixar de sofrer, deixar de desconfiar, deixar de cobrar, simplesmente deixar ir tudo. Se não será fogo tentando apagar fogo e isso apenas resultará num incêndio cada vez maior.
   Seja amor você mesma, e você testemunhará o seu namorado querendo estar ao seu lado por vontade própria, independente do que digam as regras, mas simplesmente por desfrutar estar perto da sua energia.


   Com carinho,


   Rita Cascia


*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!








*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!

4 comentários:

  1. Adorei os concelhos eu estava na mesma situaçao e me ajudou muito, o blog vai pros favoritos ;)

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso, me ajudou muito! leio sempre que preciso.

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei as dicas por que eu estou passando por uma situação parecida com meu marido, eu preciso de ajuda, preciso saber como fazer nossa relação se reaquecer, por que o clima esfriou e ficou monótulo, e ele assume que enjoou de nossa relação, sofro bastante com isso por que vejo que ele ainda me ama mas que não consegue me ver como um ponto de luz, e eu não consigo saber o que fazer tento de tudo mas os problemas financeiros, também atrapalham e fazem agente brigar muito, ele não tem tempo pra pensar nas coisas boas da nossa convivência, e ate da vida, na cabeça dele só existe os problemas, e ele me trata como se eu fosse culpa de isso tudo.

    ResponderExcluir