quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como direcionar nosso pensamento para coisas positivas e assim tornar tudo à nossa volta positivo também?

Pergunta : "A maneira como pensamos e o que pensamos é o que nos contrói. Um simples pensamento muda tudo. Mas, como mudar nossa maneira de pensar? Como direcionar nosso pensamento para coisas positivas e assim tornar tudo a nossa volta positivo também?"
(Enviado por Marcela em 25 de Junho de 2010)

Rita: Querida Marcela,

  Obrigada pela sua pergunta. Bem, antes de chegar à uma resposta de aplicação prática, eu gostaria de explicar do que se trata aquilo que costumamos chamar de pensamentos positivos e pensamentos negativos.
  Se você parar para pensar na natureza da alma, você se dará conta de que a natureza de todas as almas é pura, branca e sempre boa. Você também verá que o que certos livros falam, de que um pensamento positivo é infinitas vezes mais poderoso do que um pensamento negativo, faz sentido. Uma alma impura é apenas uma alma pura com uma borrosidade em cima, mas o que sempre esta ali é a alma pura, porque a alma pura é a essência. O mesmo ocorre com um espelho novo. O espelho é o ser. A limpeza, o brilho e a capacidade de refletir claramente o que quer que seja colocado diante dele, são a sua essência. A sujeira, o pó, um móvel ou tudo o que impeça a sua capacidade de refletir podem ser retirados a qualquer momento. Da mesma forma, o pensamento negativo não é a essência. A essência aqui é o pensamento positivo e isto que chamamos de "falta de pensamento positivo" é na verdade apenas como uma pequena escuridão. E, a escuridao, por sua vez, é neste caso comparável
à noite.
 Para muitos, a noite é vista como algo que dura o mesmo período de tempo que o dia. A impressão é a de que existe o dia e logo, o seu oposto, que é a noite, e que ambos duram o mesmo periodo, como 12 horas cada, parecendo dividirem o dia em dois turnos. Mas, na verdade, o conceito de "noite" eh algo muito relativo.
  Se você pudesse sair da Terra por alguns instantes e pudesse vê-la de longe, você veria que a noite é causada pela sombra da propria Terra. Mas, por estar observando de fora, você veria que, na verdade, o Sol sempre está aí. Você veria que o Sol é um astro que sempre está mandando luz, e que esta luz é muito forte. O que você veria então, essencialmente, é que simplesmente não há a noite como muitos a pensam.
  Pode-se dizer que a noite é uma ilusão. O conceito de noite é apenas o nome que deram a este fenômeno em que a Terra cobre o Sol por determinado número de horas. No entanto, não existe algo que num determinado horário troca de lugar com o Sol e permanece aí “emitindo escuridão” enquanto o Sol vai embora e descansa em outro lugar para depois voltar ao seu turno. Nada é capaz de ”emitir escuridão”, e por isso as aspas. A verdade é que o Sol está sempre aí presente, emitindo a sua luz. O Sol é real, enquanto a noite é apenas como uma pinta, uma pinta muito pequena se comparada à dimensão do Universo. Da mesma forma, a bondade, a esperança e a iluminação, são do que consiste a natureza do Universo. Esta é a natureza sempre presente do Universo e também a sua natureza. E, os pensamentos negativos,  por outro lado, são como uma pinta muito pequena na nossa existência.
  Os pensamentos negativos simplesmente vêm à mente como nuvens que escondem o Sol. Assim que o vento as sopra elas se vão e assim só o que resta é luz. A luz é a essência, a luz sempre esteve e sempre estará aí. Se não há sombras e escuridão, tudo o que resta é claridade. Mas como soprar as nuvens para que reste apenas luz é a pergunta.
  Primeiramente, é preciso pensar qual a razão pela qual surgem os pensamentos negativos. Em geral, as pessoas começam a ter pensamentos negativos quando se deparam com situações ou emoções, por elas chamadas de “problemas” ou “preocupações”. A tais situações lhes é dada tanta importância que pensamentos negativos começam a emergir e os mesmos parecem puxar as pessoas cada vez mais para baixo.
  Porém, o que muitos não sabem, é que nenhum destes problemas é real. Quando você afirma que "A maneira como pensamos e o que pensamos é o que nos contrói. Um simples pensamento muda tudo.”, você está afirmando a maior verdade que pode ser dita quanto a um ser-humano. O ser-humano é poder de criação e ele vive a cada momento aquilo que ele criou no passado e cria no momento presente. Esta é a única e maior verdade do Universo. E, se você acredita e aceita tal fato como verdade única e incontestável, porque assim o é, você se torna, neste momento, consciente do seu poder de criação. Você passa a ser capaz de decidir criar situações à sua volta da maneira que você desejar.
  E, a partir do momento em que você compreende tal verdade, você verá que os chamados problemas e tudo aquilo a que você antes atribuía um pensamento negativo, não são algo real. Eles não passam, na verdade, de uma criação, seja da sua própria mente, seja da mente de alguém mais.
  Você pode imaginar um navio colocado num mar cenográfico de papel crepom. Haverá momentos em que serão colocadas mais e mais tiras de papel, num tom azul-escuro, para dar a impressão de que está havendo uma grande tempestade. Porém, que dano isto poderá causar a um navio? Pode parecer absurdo colocarmos algo de tamanha dimensão como um navio em cima de algo tão irreal como um mar de papel crepom, mas esta é a proporção que existe entre o seu poder de criação e os chamados problemas. Esta é a escala de realidade versus ilusão em que o ser-humano vive. As pessoas são como navios que acreditam estar navegando numa grande tempestade, mas o que elas não são capazes de ver é que elas possuem um poder infinito e que esse poder é real, enquanto a tempestade não é real, é apenas ilusão criada com tiras de papel.
O momento presente existe para que você recrie desde situações até sentimentos e emoções. Ao lembrar de um acontecimento do passado que gere sentimentos negativos, decida recriar esta emoção. Use o momento presente e a sua energia criativa para transformar esta emoção em algo positivo.  
  A decisão é algo que só pode ser tomada no presente. E é justamente desta forma que o momento presente deve ser visto: como uma chance dada pela Existência para que novas decisões sejam tomadas. E a sua energia criativa pode ser usada tanto para reagir a algo que já passou quanto para decidir recriar uma nova situação, um novo pensamento ou emoção. E, mesmo que você faça todo o esforço que você puder fazer, e o máximo que conseguir for criar um pensamento positivo muito pequeno e que você sinta que é muito frágil ainda em comparação ao negativo, saiba que mesmo assim, ele é mais forte e mais poderoso. Isto porque ele é um pequeno pedaço do que sempre esteve aí. É a sua essência que está começando a surgir, assim como um raio de Sol que começa a surgir entre as nuvens.
  A melhor prática que você pode adotar para a sua vida é estar sempre consciente de que a energia criativa da qual você é feita é real, enquanto tudo aquilo que você pensa ser real, na verdade não é. E é por ser energia criativa, que você é Deus, você é criadora de tudo aquilo que você viveu, vive e quer viver. Num primeiro nível, você pode escolher adotar como forma de pensamento: “O meu poder de criação é maior do que situação x.” Porém, já dentro de um nível de perfeição, a afirmação passa a ser: “O meu poder de criação é real, a situação x é irreal, portanto eu posso recriá-la da maneira como eu quiser.”
  Você pode utilizar esta forma de pensar no seu dia-a-dia tanto para situações diversas como também para idéias pré-concebidas que você venha a ouvir de alguém mais e que te façam sentir algo negativo, como tristeza, medo ou desilusão. Qualquer idéia que traga tais sensações, certamente terá sido vinda de alguma mente que ainda não chegou ao nível de compreensão a que você já chegou agora, e que seguem um lógica irreal, passada de geração a geração.
  Estas idéias nada mais são do que pensamentos negativos, causadores de limitações. Você pode pensar em qualquer uma delas como: “Ah, a prática deste esporte deforma o corpo.” ou “Para praticar esta atividade é preciso começar com tal idade, se não, não adianta.”; “Para entrar num emprego como este é preciso conhecer alguém la de dentro que te indique.”; “Você não vai conseguir voltar a ficar em forma.”; “Esta criança não vai conseguir alcançar os colegas da turma.”, etc. Para todas estas afirmações e qualquer outra parecida que você possa lembrar, a resposta é uma só: “O meu poder de criação é real. Nada disto é real. Eu não preciso perguntar a ninguém se o que dizem a respeito de o que quer que seja é verdade. A única verdade é que eu sou energia criativa ilimitada e com o meu poder de criação eu sou capaz de criar aquilo que eu quiser.”
  A energia do Universo capaz de criar é única. O inventor que criou a lâmpada utilizou a mesma energia criativa que alguém mais utilizou para criar uma destas idéias limitadoras. A diferença é que o primeiro facilitou a vida de todas as gerações que se seguiram, equanto o segundo, apenas criou mais limitações na vida de outras pessoas. A diferença é como cada um entendeu e utilizou esta energia.
  Ao longo da história, houve muitos que compreenderam a capacidade de criação do ser-humano e é isto o que muitas histórias criadas por tais pessoas quiseram ilustrar. Qualquer história que mencione poderes mágicos quer mostrar, de uma forma abstrata, o poder infinito de criação que existe dentro do ser-humano. Quem não se lembra da história de Cinderela? A certeza de que um dia ela iria morar no palácio fez com que um ente de outra dimensão aparecesse para ela em forma de fada-madrinha e transformasse uma abóbora em carruagem, suas roupas velhas em um vestido de gala, dando-lhe a chance de ir ao baile real e conhecer o príncipe. A sua convicção de que ela havia nascido para ser princesa foi maior do que as circunstâncias que estavam à sua volta naquele momento. A fada-madrinha nada mais representa do que o poder de criação de Cinderela. Todos possuem uma fada-madrinha interior, capaz de criar tudo aquilo que os olhos ainda não podem ver.
  O mesmo acontece com a parábola de Jesus Cristo, que é capaz de multiplicar os peixes. Mais uma vez, o poder de criação atinge algo que a visão não alcança. O que se quer mostrar aí, é que este poder é real e infinito.
  O primeiro passo para direcionar seu pensamento para coisas positivas e mudar sua maneira de pensar é primeiramente ter consciência de que a sua essência é positiva. Assim como o Sol sempre está emitindo luz em direção à Terra, os bons pensamentos e as emoções positivas sempre estão dentro de você. 
O segundo passo é observar-se. Quando vierem os pensamentos negativos, pense neles como nuvens que apenas estão encobrindo esta luz e que qualquer pedacinho de luz que você permitir entrar, será mais poderoso do que todos estes pensamentos. 
O terceiro passo é ser consciente de que você é energia criativa. O seu poder de criação é a realidade, enquanto os chamados problemas são uma ilusão. Eles não existem realmente. São apenas situações criadas pelas mentes e que podem ser recriados à sua maneira a qualquer momento. 
Depois de tomar esta consciência e aceitá-la como verdade com todo o seu ser, passe ao quarto passo, que é decidir. Decida a cada momento criar. Decida utilizar sua energia para criar pensamentos positivos, soluções e situações positivas. 
Ao final de todos os passos, você entenderá que não existe razão para reagir. Ao deparar-se com qualquer situação ou emoção negativa, não reaja. Não existe razão para reagir contra algo que já passou. O que quer que seja, ainda que tenha passado apenas um segundo, não deixa de ser passado. Ao invés de reagir, você deve agir. E agir é utilizar o momento presente para decidir que você quer. É usar o seu poder infinito de criação para criar um pensamento e um sentimento positivo que serão como raios de Sol, que te darão clareza mental para pensar somente em soluções e recriar de uma forma totalmente nova seja o que você estiver vivendo.



*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!








*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário