terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Meu namorado não acredita que eu possa mudar. Como então vou ter força para mudar?


Pergunta:

Boa Tarde Rita,

Achei lindo seu blog!!!!!!!!!
Meu relacionamento jah esta ao fim e não sei como resgatar, não tenho mais forçar..sempre vivi um relacionamento com muitas cobranças...sempre cobrei muito do meu namorado na verdade sempre fui muito imatura e hoje consigo enxergar esse grande erro...que me arrependo muito pq tive do meu lado uma pessoa que fazia tudo por mim mais com as minhas atitudes o nosso namoro foi c desgastando, pq ele sempre ali cedendo e eu massacrando, ate o fim do nosso relacionamento...ficamos 8 meses separados onde ele c envolveu com uma amiga de faculdade que eu sempre acreditei que existisse algo entre os dois, eu  não vou ser hipócrita dizendo que não me  envolvi com outra pessoa nesse período q estávamos separados, mas a conclusão eh!?!... voltamos o namoro em novembro/2010, porem as cobranças voltaram a triplicar, ele cobrando de um lado e eu do outro, ele esta muito diferente seguro de si, frio comigo,preferindo os amigos do q esta comigo,ex: hj e aniversario dele agente não vai c ver pq faz faculdade de manha e trabalha no período da tarde e estagia anoite na própria faculdade c fosse antes faria questão da gente esta juntos, falei com ele que quero  e preciso mudar so que preciso dele do meu lado so que ele não acredita que sou capaz de mudar... afinal e 4 anos e 8 meses de relacionamento c a pessoa que esta do meu lado não acredita que eu posso mudar... como vou ter força p mudar?

Obrigado.
Patricia Lemos

Rita:

Querida Patricia,

Na natureza não existe água pura. Para se ter água pura, você tem que fervê-la. Assim como a água precisa passar por um processo, também você precisa de um para mudar. Descobrir como lidar com o comportamento distante do seu namorado é só parte do processo.

Veja bem, voce quer mudar, quer ser mais tolerante e menos demandante. Essa é uma grande mudança que tem que acontecer de dentro pra fora. Essa mudança não vai acontecer com uma simples resolução da mente, uma promessa com você mesma de que você não vai mais agir dessa ou daquela forma a partir do primeiro dia de determinado mês.

Se você observou que a sua atitude não ajudou o relacionamento, você deve olhar para essa atitude como algo que vem de uma ferida que esta dentro de você. Você aprendeu a agir assim porque talvez alguem tenha agido assim com você no passado, ou talvez você tenha sentido uma rejeição muito grande e hoje você tem medo que isso aconteça outra vez e a maneira de se defender é cobrando da outra pessoa.

E não sinta que a culpa é sua. Isso é apenas o subconsciente. Uma criança é como uma esponja, tudo o que você lhe diz ou a forma como você age com ela são absorvidos e mais provavelmente irão permanecer aí por toda a vida.

Tudo o que foi absorvido permanecerá na pessoa durante aquela vida, a menos que um dia ela ganhe a consciência de que algo não esta certo e, por conseguinte, comece a ter o desejo profundo de mudar. E a partir daí se dará início uma sequencia de atos e acontecimentos que pode ser comprida e dolorosa, mas que é também muito bonito de se ver quando você vê de fora, com os olhos da alma. É uma transformação, um desabrochar, é exatamente como a água impura que se purifica depois de fervida. E, embora possa doer para a água passar por tanto calor, todo o esforço é recompensado por aquilo que vem depois.

E o mais importante você já adquiriu, que é a consciência de que aquela garota do passado não é o melhor que a Patricia pode ser. A consciência de que ela é capaz de ser mais do que aquilo já esta presente. E a Existência é muito piedosa. A Existência não é nem como uma mãe, ela é mais como uma vó, dessas que mimam muito e fazem todas as sua vontades.

A Existência te deu a chance de voltar e recomeçar, mas ao mesmo tempo ela é uma velhinha muito sábia. Ela sabe que você não pode de repente ser outra pessoa só porque você decidiu de uma hora para outra. Ela quis te dar um método para atingir isso. E é assim que acontece quando alguém tem o desejo de mudar.   

O seu namorado sente que foi machucado e esta agindo defensivamente. E lidar com uma pessoa nessa condição é algo extremamente cansativo e desgastante. Diversas vezes você vai sentir vontade de desistir, porém, aprender a superar essa situação é exatamente o que você precisa atingir para mudar de dentro pra fora. Este é o processo que a Existência te deu e, acredite ou não, essa foi a maneira mais fácil e curta que Ela encontrou. Ela olha todos os caminhos disponíveis e, desses, Ela sempre escolhe o mais suave.

Você sempre deve ter em mente que tudo isso vai envolver quebrar o seu próprio ego. Você vai ter que respirar fundo para não perder a calma, você vai ter que encontrar as palavras certas e de vez em quando vai ter até que dar e razão mesmo que você não concorde. E tudo isso vai fazer de você uma nova pessoa.

Muitos preferem ficar com o próprio ego. Muitos preferem não mudar, não passar por transformação nenhuma. Mas, se o desejo não parte deles mesmos, em alguma vida isso terá que acontecer quando eles menos esperam, porque todas as almas estão caminhando para a purificação. E o que faz você especial, Patricia, é que você quis mudar por vontade própria. Você esta disposta a destruir seu ego porque você sabe que aquela maneira como você agia não é a sua natureza.

Imagine uma pessoa que você conhece que seja muito inquieta, ansiosa, que fala demasiado o tempo todo, que não deixa ninguém mais falar, que está sempre reclamando de algum problema. Agora imagine que essa mesma pessoa depois de um ano está em paz, serena, feliz, falando apenas coisas agradáveis e em momentos oportunos. Você supõe então que ela só pode ter tido algum despertar, que ela deve ter passado por algum processo que a fez mudar. E sobre esse processo, você diria que foi algo simples e de um dia? Não, porque para se ter tido uma evolução tão significante como essa, algo muito maior aconteceu. Foi algo forte o suficiente para varrer medos, inseguranças, traumas de infância, feridas muito profundas.

O processo que lhe é dado é sempre do tamanho e da complexidade necessários para que ocorra apenas a transformação da qual você necessita. É sempre uma dose exata, nunca a mais, nunca a menos. Por isso, você deve ver esse rapaz como um mestre, um guru enviado para fazer você encontrar a sua essência.

Agora você vê que não é algo que depende de alguém acreditar se você pode mudar ou não. Agora você sabe que é o seu destino mudar e ser aquilo que você nasceu para ser, que é luz e consciência total.   

 
 Amor,

Rita Cascia

 
*FAVOR CLICAR NOS NOSSOS ANÚNCIOS COMO FORMA DE APOIAR O SITE!

*PARA SE TORNAR UMA SEGUIDORA, CLIQUE NO BOTÃO “JOIN THIS SITE” À ESQUERDA E FAÇA LOG-IN COM SUA CONTA DE GOOGLE, TWITTER OU YAHOO!
 

Um comentário:

  1. estou passando pela mesma situação.seu texto foi o melhor que já li. obrigada por escreve-lo

    ResponderExcluir